· · Encontrou-se um restaurante em Cacilhas (A TOCA), junto aos antigos bombeiros , que não tendo na sua ementa este prato, pode elabora-lo, desde que informado previamente.
·
Assim,
encontrou-se uma data para o referido repasto e convívio para o dia 28 do
corrente, informa-se ainda, que existe uma ementa variada para quem não
apreciar este petisco, apenas é pedida confirmação até ao próximo dia 27 do
corrente para quem queira este prato
Passou a haver local e data para comer os ditos pezinhos (só para quem gosta - haverá no restaurante outro tipo de comida.
Devemos explicar o seguinte: a história dos pezinhos tem a ver com uma brincadeira que começou em Évora na hora do almoço e que se prolongou até o fim da nossa viagem. Houve continuação no almoço habitual do mês de Outubro e aí o Júlio foi investido na tarefa de contactar o restaurante e promover o almoço que agora se concretiza.
O almoço realizou-se à hora e no local combinado. Nem todos os presentes comeram os pezinhos de coentrada, que foram confeccionados um pouco de maneira diferente do habitual.
Vieram cozinhados num molho com alho e servidos em prato de barro com fatias de pão frito. Eram pequenos e bastante tenros, não tão apetitosos como habitualmente são confeccionados. Apesar de tudo muito limpos, bem cozidos e com óptima apresentação
Como sempre, muita conversa e boa disposição.
Acabado o repasto fomos ver um painel de azulejos da autoria do Carlos Canhão colocado sobre a entrada dum prédio, um pouco acima do antigo quartel dos bombeiros.
Quem não poder estar presente, aqui se deixa a lista com os ingredientes e modo de os preparar.
(fotos e recita da Internet)
|
De véspera, salgue os pés de porco.
Deixe-os de molho durante algumas horas para retirar o excesso de sal.
Raspe-os com uma faca.
Escalde-os escorra-os e lave-os muito bem.
Coza-os, cobertos de água até ficarem macios.
Escorra e corte-os em pedaços grandes.
Numa caçarola, aqueça a banha e o azeite e refogue ligeiramente as cebolas e os dentes de alho picados e as cenouras cortadas em pedaços.
Quando a cebola começar a lourar, junte-lhe a farinha em chuva, mexendo bem. Refogue e adicione o caldo de carne ou, na sua falta, a mesma porção da água de cozer os pés. Deixe ferver e junte-lhe os pezinhos. Rectifique o sal, tempere com piripiri e polvilhe com coentros picados. Apure bem e, se achar necessário, junte um pouco de caldo. Sirva quente sobre fatias de pão torrado.
Sem comentários:
Enviar um comentário